sexta-feira, 23 de janeiro de 2015
Separação - Picking
Nos artigos anteriores, tivemos a definição do que é Logistica, falamos sobre armazenagem, movimentação e recebimento. Apartir de agora vai ficar mais claro, por que tivemos que passar por todas esssas etapas antes desse artigo. A etapa da separação de um produto, certamente é o processo mais complexo dentro da Logistica. Ao mesmo tempo que é dependente dos outros processos acima citados, ela pode ser independente.
Quando a separação é influenciada pelos demais processos, ela se torna dependente da forma que é realizado o recebimento da carga e da maneira que é armazenada, principalmente se houver um tipo de controle mais especifico, como: lote, serial data de expiração (Fefo, Fifo, Lefo, Lifo), etc. Um exemplo prático em nosso dia a dia, é quando fazemos compras e colocamos os produtos de qualquer jeito, condicionalmente, você vai acabar utilizando o produto com vencimento mais longo primeiro. Esse tipo de erro não deveria acontecer na Logistica, mas um mau controle do estoque pode gerar esse tipo de caso.
Quando a separação é independente dos processos (recebimento, armazenamento) aparentemente pode parecer mais simples, mas na realidade não é o que ocorre, pois pode haver uma correlação de outros processos para evitar perda de mercadorias por danos. Um exemplo disso é a utilização de blocados (paletes), se não houver uma substituição dos paletes, o palete base com o tempo cede e danifica a mercadoria. Outra forma de separação independente é a com a criação de Kits, onde produtos diferentes gerem itens diferentes.
De todas as formas o processo de separação se torna complexo no sentido da preocupação da operação/empresa para atender seus clientes finais. Quando se pensa em separação, as primeiras palavras que devem vir a mente são velocidade, acessibilidade e integridade. A velocidade pode ser definida para este caso como o tempo de abastecimento da mercadoria ou o tempo de deslocamento de um funcionario para trazer a mercadoria até o ponto de expedição (abordados no artigo de movimentação). No caso de acessibilidade pode ser definido o tipo de acesso/permissão a area do produto e equipamentos relacionados a cada area. Com a Integridade temos a complexibilidade de manter a qualidade do produto por todo deslocamento no armazém, independente da unidade de medida utilizado, equipamento, transporte etc.
Um controle detalhado do estoque se torna essencial para se obter maior sucesso na separação e com isso uma maior produtividade na Logistica, a escolha do tipo de armazenagem e veiculo utilizado pode comprometer diretamente todo processo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário