terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Recebimento (inbound)



Para que o armazenamento ocorra de maneira uniforme e rapida, deve ser determinado a forma com que o recebimento será realizado e qual a complexidade que haverá para cada tipo de fornecedor. Existem varias opções que o fornecedor pode escolher para enviar a mercadoria para seus compradores, isso depende diretamente do tipo de material (seco, resfriado, misto), velocidade (no atendimento ao cliente), caracteristica (fifo, fefo, lefo, lifo), lote, etc...

Antes de entrarmos nesse assunto, vamos entender quais as complexidades existentes das unidades dos produtos e quais as formas que poderão ser armazenadas:


Na figura acima, podemos verificar as caracteristicas de alguns produtos, sendo elas: peça, embalagem primaria, display e caixa. E logo em seguida o detalhamento da forma de armazenagem, como a camada e o palete completo. Claro que a caixa é a forma mais simples para fazer a movimentação de peças, embalagem primaria e display. 
Provavelmente, as formas de movimentações de embalagens mais primitivas tenham nascido no deserto, pois a migração daqueles povos eram constantes e levavam consigo todos os objetos pessoais. Atualmente a embalagem basica para transporte é a caixa,  mas no recebimento, mesmo usando caixas existem uma complexibilidade. 

Unico item por palete: Quando a escolha do fornecedor esta associada a velocidade no carregamento e descarregamento da mercadoria, ele escolhe essa opção. Muitas vezes a mercadoria é enviada com a paletização usada pelo cliente, isso gera uma velocidade grande para o recebimento da mercadoria, armazenagem e liberação do produto para venda.

Varios itens por palete: Esse tipo de recebimento, é muito utilizado quando o fornecedor não possui um padrão para carregamento ou quando quer se aproveitar do espaço do veiculo para carregar sobras de antigos carregamentos, pode ocorrer tambem por compras sem padrão do cliente. Esse tipo de recebimento é complexo para o cliente, pois quebra todo processo de paletização da carga, gerando retrabalho para desmontar e remontar os paletes antes do armazenamento.


Carga não paletizada, diferentes itens: Esse tipo de carga é muito conhecida como carga a granel. A escolha do fornecedor por este tipo de carga esta atrelado principalmente pelo custo (frete), pois é o tipo de carregamento onde se consegue ter o maior aproveitamento de espaço do veiculo, conseguindo carregar um numero maior de mercadoria. Esse tipo de carregamento\descarregamento pode trazer beneficios, em relação ao metodo anterior, pois não é necessario desmontar o palete, mas como ponto negativo esta a velocidade do descarregamento que é muito lenta.





É certo que existem diversos outros metodos, como por rolltainer, gaiolas, caixotes. Lembrando que esses metodos são para tipo de carregamentos que usam como unidade primaria a caixa. Existem outros metodos de carregamentos para liquidos sendo sua forma de armazenagem também diferenciadas de acordo com o produto. Posso citar algumas dessas formas, como a poupa de suco de fruta, onde o carregamento é feito por caminhão tanque até a fabrica antes da embalagem (tetrapak). A gasolina que também é transportada por caminhão tanque até o posto de combustiveis, onde é armazenado em um outro tanque.

Outra forma menos conhecida e não menos importante, é o carregamento de galões, baldes, mini tanques e tambores muito utilizadas por empresas de produtos quimicos e industrilizados e que o carregamento pode ser realizado igual os acima citados.

















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