Alguns podem pensar em que a Logística pode ajudar ou influenciar em nossas vidas.
Vamos fazer uma analogia: imagine que seu armário/dispensa, fosse seu armazém e que cada divisão dentro do armário fosse um prédio. Se você olhar para seu armário consegue saber o que esta nele por produto, prédio e quantidade? Esse é o papel que o WMS (sistema de gerenciamento de estoque) realiza. Mas isso será melhor abordado em outro artigo.
Vamos focar na visualização, então quando você olha para seu pequeno armazém (armário), consegue perceber o que esta faltando? O primeiro passo é reabastecer seu estoque. Quem será seu fornecedor? Mercado, açougue, hortifrutti, etc. Quando chega em casa, procura escolher o melhor lugar para guardar cada mercadoria no armário, dando prioridade ao tipo, similaridade, peso, tamanho, perecível, refrigerado, limpeza, e inflamável (outras áreas). Além disso, procura armazenar de forma a guardar tudo que está próximo de vencer na frente para ser utilizado primeiro. Neste momento você esta fazendo Logística na sua casa.
Quando você esta indo ao mercado e trazendo para casa suas compras, esta realizando o papel da logística de recebimento ou inbound. Quando o caixa do mercado esta verificando suas compras, ela esta fazendo um papel na Logística chamado de conferência do recebimento e se você ainda confere em casa, cham-se de re-conferência ou conferência dupla.
Quando você faz a escolha para armazenar os materiais e a junta os que são iguais, faz a principal tarefa da Logística, otimizar espaço no armazém, pensando também em tamanho, similaridade, singularidade, diversidade, peso, validade, proximidade, velocidade, facilidade de acesso, tempo de deslocamento, risco, valor perigo,etc...
Todo esse processo realizado para armazenar materiais, para facilitar a procura para um possivél /futuro consumo, ocorre naturalmente na Logística, sendo o consumo o processo de separação para entregar para o cliente final. Quanto mais otimizado o estoque, mais rápido a saída do armazém e mais rápido a entrega ao cliente.
Claro que isso é uma visão simplista de todo o processo, pois existem fatores muito mais complexos que ainda iremos explorar.
O próximo artigo estarei tratando diretamente nos processos de Logística.
Para deixar todos curiosos, segue abaixo um link que mostra os 50 maiores operadores logísticos do Mundo.
https://www.ttnews.com/log50/2012/2012Log50.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário