segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Armazenagem Logística



        A Logística possui vários segmentos, irei dar foco na Logística de armazenagem. Mas o que é um armazém? Segundo o dicionário Michaelis "Lugar onde se guardam mercadorias; depósito". Num contexto geral é mais do que isso, é um lugar onde se guardam as mercadorias usando o melhor método, no menor espaço possível, sem impactar em seu deslocamento/movimentação.

Os armazéns podem ser de estruturas solidas (concreto) ou estruturas maleáveis (lonas), podendo ser pequenos ou grandes, com estruturas altas ou baixas.



Fonte: www.imam.com.br

Como são armazenadas as mercadorias? Existem varias formas de fazer a armazenagem, pois depende diretamente do tipo de mercadoria, tamanho, peso, formato, etc. Vou mencionar os tipos mais utilizados dentro de um armazém.

Estrutura Porta Pallet Convencional: são estruturas metálicas montadas para comportar pallet de acordo com seus respectivos tamanhos/formatos.












fonte própria: Aplicativo Sketchup (google).

Gaiolas: são estruturas metálicas, podendo ser independentes (estrutura base é feita de metal) ou não de pallets.











fonte: https://adminlogistica.wordpress.com

Blocado: é a forma de armazenagem de volumes que permitem o empilhamento direto, por possuem uma estrutura mais forte.











fonte: www.targetsis.com.br

Gaveteiro (BIN): é a forma de armazenagem para produtos de pequeno porte, como peças, parafusos, chips, etc.








fonte: www.solucoesindustriais.com.br


Prateleiras: são formas de armazenagem muito utilizadas e conhecidos pelo uso em mercados.










fonte: www.aldd.com.br

A estrutura porta pallet sem duvidas é a mais utilizada de todos esses métodos e  podem ser utilizadas de diversos modos. O que é um pallet?

Pallet é uma estrutura de madeira, plastico, metálicos, borracha ou papelão onde são empilhadas as cargas. Podem possuir vários tamanhos referente ao País de origem, sendo o tipo e o material utilizado que define a carga que suporta (kg) e que definem os equipamentos que podem ser utilizados.










fonte: www.palletservice.com.br



No próximo artigo estarei abordado sobre os equipamentos utilizados na Armazenagem e na Logística.

























segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Logística no Cotidiano


Alguns podem pensar em que a Logística pode ajudar ou influenciar em nossas vidas.

Vamos fazer uma analogia: imagine que seu armário/dispensa, fosse seu armazém e que cada divisão dentro do armário fosse um prédio. Se você olhar para seu armário consegue saber o que esta nele por produto, prédio e quantidade? Esse é o papel que o WMS (sistema de gerenciamento de estoque) realiza. Mas isso será melhor abordado em outro artigo.

Vamos focar na visualização, então quando você olha para seu pequeno armazém (armário), consegue perceber o que esta faltando? O primeiro passo é reabastecer seu estoque. Quem será seu fornecedor? Mercado, açougue, hortifrutti, etc. Quando chega em casa, procura escolher o melhor lugar para guardar cada mercadoria no armário, dando prioridade ao tipo, similaridade, peso, tamanho, perecível, refrigerado, limpeza, e inflamável (outras áreas). Além disso, procura armazenar de forma a guardar tudo que está próximo de vencer na frente para ser utilizado primeiro. Neste momento você esta fazendo Logística na sua casa.

Quando você esta indo ao mercado e trazendo para casa suas compras, esta realizando o papel da logística de recebimento ou inbound. Quando o caixa do mercado esta verificando suas compras, ela esta fazendo um papel na Logística chamado de conferência do recebimento e se você ainda confere em casa, cham-se de re-conferência ou conferência dupla.

Quando você faz a escolha para armazenar os materiais e a junta os que são iguais, faz a  principal tarefa da Logística, otimizar espaço no armazém, pensando também em tamanho, similaridade, singularidade, diversidade, peso, validade, proximidade, velocidade, facilidade de acesso, tempo de deslocamento, risco, valor perigo,etc...

Todo esse processo realizado para armazenar materiais, para facilitar a procura para um possivél /futuro consumo, ocorre naturalmente na Logística, sendo o consumo o processo de separação para entregar para o cliente final. Quanto mais otimizado o estoque, mais rápido a saída do armazém e mais rápido a entrega ao cliente. 

Claro que isso é uma visão simplista de todo o processo, pois existem fatores muito mais complexos que ainda iremos explorar.

O próximo artigo estarei tratando diretamente nos processos de Logística.

Para deixar todos curiosos, segue abaixo um link que mostra os 50 maiores operadores logísticos do Mundo.

https://www.ttnews.com/log50/2012/2012Log50.pdf








domingo, 9 de novembro de 2014

O Nascimento da Logistica


O que significa Logística? Onde surgiu?

Segundo o dicionario Michaelis, Logística é ciência militar que trata do alojamento, equipamento e transporte de tropas, produção, distribuição, manutenção e transporte de material e de outras atividades não combatentes relacionadas.

A origem da palavra Logística vem do grego "Logistikos" significa contabilidade e organização. Logística também vem do Frances “logistique”, que significa uma arte que trata do planejamento e realização de vários projetos.

As operações logísticas se iniciaram na Grécia Antiga, através das atividades militares com a finalidade principal de abastecer as tropas com alimentos, armamentos, equipamentos e medicamentos. Segundo Bowerson Closs (2001, p.26) "antes da década de 50, as empresas executavam normalmente a atividade de maneira puramente funcional. Não existia nenhum conceito ou uma teoria formal de Logística Integrada".

Se voltamos ao Antigo Egito posso sustentar que a logística foi algo muito relevante para a sobrevivênvia e crescimento desse povo, conforme mencionado, o episódio da construção das piramides utilizava processos semelhantes ao utilizado no Modelo Toyota (Jeffrey K. Liker), mas esse modelo será melhor abordado em artigos futuros. Vamos focar no modelo tradicional de produção que é o mais utilizado nas empresas atuais do mundo.

No Antigo Testamento em Gênesis (Cap. 41 ao 48), é mencionado um período da história do Egito, onde o povo passaria por 7 anos de extrema abundancia e 7 anos de extrema fome. Acredito que José tenha sido o maior exemplo de como nasceu a Logística, imagine todo planejamento, raciocínio e calculo que teve que realizar para saber a quantidade aproximada que deveria ser armazenada (quinta parte ) durante todo esse tempo. Qual seria a melhor forma de armazenagem? tendo que pensar em todas as estações do ano, ou a forma que os grãos seriam transportados para o silos? pois vinham de varias partes do Nilo (rio). O maior problema que José tenha se deparado foi relacionada a substituição dos grãos mais velhos pelos mais novos, nascendo os primeiros princípios de Last in\ First Out (LIFO) ou Last expire\ Fisrt Out (LEFO) no processo de armazenagem.

Alguns podem se perguntar, por que, somente em meados de 1980, tenha se utilizado tanto esse termo, a resposta é que, antes esse conceito estava muito relacionado a administração, organização ou transporte e até hoje algumas pessoas se confundem devido a similaridade de alguns processos. Por exemplo, temos o Problema do Caixeiro Viajante ou a Teoria do Grafos (problema do caminho minimo) que são utilizadas para calculo de menor rota para entrega de cargas (transporte), mas que também é utilizada para calcular a menor distancia percorrida dentro do armazém para gerar maior produtividade.

No próximo artigo será abordado sobre a Logística no cotidiano.