terça-feira, 5 de maio de 2015
Gerenciamento de Armazém 2
Falamos nos artigos anteriores sobre Logística e sobre a necessidade das empresas em modernizar todo conhecimento operacional, trazendo para dentro, sistemas para gerenciar todas as atividades.
No artigo anterior fiz uma abordagem sobre WMS (warehouse management system) e sobre algumas características e coloquei uma relação dos maiores ou mais utilizados sistemas da cadeia de suprimentos do mundo. A pergunta que talvez esteja incomodando todos agora é: Qual é o melhor sistema de gerenciamento de armazéns do mundo?
A resposta é simples, o melhor WMS é aquele que se adequa na melhor forma aos processos operacionais de cada empresa. Não existe uma ferramenta que possua todas as funções para todas as necessidades operacionais, mas existem WMS que possuem maiores números de funções que se adaptam as realidades das empresas. Existem sistemas baseados em papel ou automatizados, em todos os casos, ambos possuem funcionalidade e investimentos diferentes. Não basta pensar em um sistema de alta performance, sem pensar nos equipamentos atrelados as funções disponibilizadas por estes. Assunto abordado no artigo de equipamentos de movimentação.
http://wmslogistic.blogspot.com.br/2014/12/equipamentos-de-movimentacao.html
Existem sistemas criados de forma particular "caseiros", nestes são criadas as regras de acordo com a necessidade operacional, muitas das vezes não seguindo padrões ou normas de segurança ou integridades para sua criação. E existem os sistemas de Portfólio, onde são criados em plataformas que seguem regras de integridade e padrões ligados diretamente a grandes processos logísticos, baseando-se nas experiências ou atividades realizadas em operadores logísticos.
Algo que se deve considerar na escolha de um WMS, é a origem de criação desses sistemas. Pois as regras desses sistemas são criadas baseadas na cultura de cada País, onde sabemos que a disciplina profissional
é totalmente diferente da utilizada no Brasil. Outra particularidade a ser considerada, em um sistema internacional existe um limite bem definido entre WMS (warehouse management system) \ TMS (transportation management system) \ LMS (labor management system)...etc. Caso que no Brasil, não existe na maioria das vezes uma definição onde uma começa e outro termina.
Outros fatores técnicos que devem ser considerados é: Qual o sistema operacional o WMS utiliza? Qual o tipo de banco de dados? Qual o tipo de interface será utilizado?. Por que, essas escolhas influenciam diretamente na transição de dados entre os sistemas utilizados pelos cliente e empresas.
Durante os 15 anos de experiência na logística tive a oportunidade de trabalhar com alguns WMS, entre eles: Triton (Mainframe), Prologs (Prolog), Manhattan (Manhattan Associates) e DLX (Redprairie/JDA). Cada um desses sistemas possui particularidades singulares.
O sistema na qual estarei abordando nos próximos capítulos é o DLX (Redprairie/JDA), baseando se nas versões de 2006 até 2014 onde as configurações são semelhantes, estarei demonstrando alguns configurações \ parametrizações, novidades, telas, etc...
http://www.jda.com/
Assinar:
Postagens (Atom)