segunda-feira, 13 de abril de 2015
Gerenciamento de Armazém
A Logística é a parte fundamental para a sobrevivencia de grandes, medias e pequenas empresas. Sendo parte essencial para cadeia de suprimentos "desde a fabricação até o ponto de consumo". É uma das principais influenciadoras no valor das mercadorias e do tempo de entrega. Entre todos os processos determina a qualidade e integridade do produto, mas grande parte dessas qualidades não seriam possíveis, sem a existência do WMS.
O que é WMS?
WMS é a sigla para Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém na forma mais simples, o WMS é o programa ou software utilizado para realizar todo processo logístico. O WMS é o modulo entre todos os processos operacionais e suas regras através de um ambiente controlado dentro de uma aplicação, criando uma estrutura mais rígida para que todas as funções sejam realizadas de acordo com o desenho ou a especificação de cada área/produto, controlando por nível de conhecimento ou funcionalidade de cada usuário e limitando por acessos. Fazendo o gerenciamento de todo armazém, indicando os melhores lugares para armazenagem e separação. O WMS viabiliza todo processo se utilizando de suas regras e controles, minimizando os erros ou riscos aumentando a velocidade do fluxo operacional.
A função principal do WMS é trazer funcionalidade e inteligencia para diminuir a dependência de conhecimento individual e aumentando o nível de produtividade, tendo em vista que na situação atual as empresas tem um alto nível de turnover (demissões/contratações). Outra função é o rastreamento dos dados em tempo real, guardando todos os desde o recebimento da mercadoria ate a expedição.
Além de todas as funcionalidades aclopadas ao WMS, ele possui módulos que permitem interagir com outros sistemas. Entre os módulos mais conhecidos é o de interface que tem maior destaque, através de arquivos de diversos formatos (xml, edifact, X12, RND..etc) em alguns casos, esse modulo pode ser substituido por DBlink para comunicação direta entre banco de dados.
Existem outros módulos que se acoplam ao WMS para gerar maior resultado ou controles específicos, um exemplo é o LMS (labor management system) que é um sistema de gerenciamento de recursos (humanos) que gerencia as atividades pendentes para serem realizadas no sistema, controlando a produtividade e recurso por hora, equipamento, atividade ..etc.
Não podemos esquecer que o WMS nasceu da necessidade de um maior controle e velocidade dos processos operacionais, como o minimo de erros possível, conforme aumentam as necessidades o sistema de adapta a essas condições, criando resultados precisos.
Entre os sistemas, abaixo estão os melhores programas e empresas do mundo.
http://www.mmh.com/article/top_20_supply_chain_management_software_suppliers_2014
Assinar:
Postagens (Atom)